sexta-feira, 25 de junho de 2010
Igreja de Santa Helena
A igrejinha da Serra foi construída em 1852 pelo fazendeiro Antônio Lino de Avelar e situa-se à Serra de Santa Helena. Todos os anos, no primeiro domingo do mês de Maio é celebrada a festa de Santa Helena, uma manifesta de fé, onde devotos e turistas reunissem e resgatam o floclore local em homenagem a padroeira que da o nome a pequena capela Santa Helena. Nesse dia, ocorre uma procissão que sai do centro da cidade, levando a bandeira rumo à a igrejinha no topo da serra, onde finalizam os festejos com uma celebração.
Marcadores:
igreja,
igrejinha,
santa,
santahelena
Lagoa da Boa Vista
A Lagoa da Boa Vista e localizado no bairro que leva teu nome.com perímetro de aproximadamente mil metros. Uma lagoa romântica, com iluminação a vapor de mercúrio, passeios com palmeiras, e a sua volta canteiros com lindos jardins.
Tem uma pequena ilha no centro – Ilha dos Macacos, com árvores e abrigo para animais.
Mas seu grande diferencial e o Parque Náutico, um complexo poliesportivo, que ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e é dotado de toda a infra-estrutura necessária para atender cerca de 8 mil pessoas.
O parque oferece campos de futebol, pista de bicicross, duas pistas de skate em concreto, quadra poliesportiva, pista de patins, um minizoológico com 20 viveiros, restaurante, três playground, quadras de vôlei e peteca, cinco ancoradouros para pedalinhos e barcos e uma ampla praça de eventos com palco. Sua pista de corrida para pedestres e ciclistas, tem 1.630 metros.
È o lugar perfeito para passear com a família, onde ha atrativos para todas as idades. Venha conferir!
Marcadores:
boa,
lagoa,
setelagoas,
turismo,
vista
Parque da Cascata
O Parque da Cascata, localizado na Serra de Santa Helena, em uma área 295 hectares de mata nativa, é uma excelente opção para aqueles que querem relaxar, curtir um local com trilhas arborizadas, ar fresco e ainda poder praticar esportes. . Dentre eles podemos citar o mountain bike, o voô-livre, a escalada, o trekking e o rapel. Com uma a cascata com 35 metros de queda livre, é uma linda reserva de fauna e flora, um lugar gostoso e muito romântico.
No parque foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso a uma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza. Neste local está sendo preservado um santuário ecológico. Tudo isso para proporcionar aos visitantes segurança, e momentos prazerosos com sua família e amigos.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Serra de Santa Helena
A Serra de Santa Helena, também conhecida como Serrinha, está localizada a noroeste e a 7 km do centro da cidade de Sete Lagoas. Seu ponto mais alto atinge cerca de 1.076 metros de altitude. Ponto muito procurado para práticas de esportes radicais no ar, com ate uma rampa para vôo livre. Porem a modalidade mais frequente e o paraglider. Um lindo lugar onde se pode confererir a vista toda a cidade , um ambiente que mixa romântismo e aventura.
Em seu topo está a Igrejinha de Santa Helena e o cruzeiro, proximo outro atrativo da serra é o Parque da Cascata, com restaurantes, quadras de esportes, estacionamento, e praia com lago artificial.
A serra é um local de natureza exuberante com 295 hectares, sendo 40 hectares de mata nativa com reservas de fauna e flora localizada dentro do Parque da Cascata.
Marcadores:
helena,
santa,
santahelena,
serra,
setelagoas
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Lagoa Paulino
A Lagoa Paulino, é a lagoa central da cidade, dentre as outras seis: Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e da Chácara, tornando Sete Lagoas conhecida como a "Terra das Lagoas Encantadas".Ela é considerada o principal ponto turistico de Sete Lagoas, onde muitas pessoas costumam fazer caminhadas e frequentar os bares de sua orla, proximo esta grande parte do polo comercial da cidade.
Na Alameda Prefeito Euro Andrade, próximo à lagoa, é realizada uma feira de artesanato e comidas típicas, que acontece todas as sextas e sábados à partir das 19horas.
Situado em sua orla encontramos tambem o CAT JK - Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek, este serve como ponto de orientação ao turista, sua construção lembra um pássaro alçando vôo, em seu interior funciona uma feira permanente de amostra dos produtos artesanais e industriais do município e da cidade. Tem, defronte, uma estátua de JK.
Lagoa Paulino no Flickr – Compartilhamento de fotos!
Lagoa Paulino no Flickr – Compartilhamento de fotos!: "– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Arena do Jacaré
O Estádio Joaquim Henrique Nogueira ou Nogueirão, também chamado de Arena do Jacaré é um estádio de futebol que possui capacidade para 18.000 pessoas, com duas mil cadeiras, também possui quarenta e quatro banheiros, seis vestiários e dezenove cabines para imprensa.
O nome surgiu devido a Joaquim Henrique Nogueira, fazendeiro e membro de umas das mais tradicionais famílias da região, o doador do terreno onde e localizado.
Construído para atender o clube do time de futebol local chamado de Democrata, foi inaugurado em 28 de janeiro de 2006.
Em 2009, a Arena do Jacaré iniciou uma nova fase de sua história: a diretoria do Democrata assinou convênio com o Estado de Minas Gerais e, assim, foi iniciada uma adequação no estádio para que ele possa receber um público de 25.000 torcedores, além de uma reestruturação completa das áreas administrativas e da sala de imprensa. Toda adequação teve em vista o deslocamento dos jogos do campeonato mineiro, em 2010, por causa do início das obras do Mineirão para a copa de 2014.´
Endereço: Rua Heitor Lanza Neto, 1300
domingo, 9 de maio de 2010
Gruta Rei do Mato
A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte MG, pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, com um desnível de 30 metros, tem 235 metros de extensão e possui três salões cujas pinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocrômicas e de temática zoofórmica. Suas formações de estalagmite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo. Nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas. Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram do projeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução. Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas.
Na Grutinha, além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, foram encontradas soterradas, ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado. Nela encontra-se, ainda, uma réplica, em resina, do Xenorhinothericen bahiense - a macraoquemia - animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos. O nome do local, se deve ao fato de ter sido ela habitada por um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, que foi chamado de "Rei do Mato". Horário de visitação: Diariamente de 8 h às 17 h
MUSEU DO FERROVIÁRIO
Erguida por ingleses, a Estação Ferroviária de Sete Lagoas foi inaugurada em 12 de setembro de 1896, marco da primeira expansão urbana do município, antes apenas concentrada ao redor da Igreja de Santo Antônio.Em março de 1957 passou a ser chamada de Rede Ferroviária. No dia 19 de dezembro de l992 às 18:00hs passou por ela último trem de Sete Lagoas.
Porém, em 24/11/2000 a estação foi transformada em Museu Ferroviário de Sete Lagoas e preserva toda a história da ferrovia,atráves de: fotografias, uniformes, quepes, relógio de ponto e um grande número de ferramentas. Na área externa, encontra-se em exposição um antigo vagão de passageiros, além das locomotivas número 1015 e número 07, tombadas pelo Conselho de Patrimônio em 2007.
O Museu Ferroviário tem como tradição todo 1º de maio, Dia do Trabalhador, realizar missa campal homenageando todos os trabalhadores.
Localização: Av. Antônio Olinto, 600 – Centro
Funcionamento: 2ª a 6ª feira – 8:00hs às 17:00 horas
Sábado, Domingo – 8:00hs às 12:00 horas.
Entrada Gratuita - Telefone: 031- 3772-6033
Catedral Matriz de Santo Antônio.
Em 1775 já existia uma capela, onde se deu a construção da catedral. Erguida por vários construtores,teve pinturas no teto e nas paredes executadas pelo pintor italiano Julio Goretti. A paróquia foi fundada em 1841, após a chegada do vigário José Vicente de Paula Elisiário que assumiu a paróquia em novembro de 1843. A obra, entretanto, apenas foi concluída em 1886, quando era vigário o cônego Raimundo Nonato Vaz de Mello.
A Paróquia já sofreu uma grande reforma em 1941 em virtude das comemorações do primeiro centenário e foi transformada em Catedral Matriz de Santo Antônio.
Em 1970, uma nova reparação foi feita na Capela Mor mexendo na estrutura interna da igreja.
A última reforma foi em 2007, as paredes e o alicerce foram reformados.
Sua localização é privilegiada, próximo ao centro comercial, apresentando uma bela vista do bairro da Várzea,primeiro bairro da cidade.A cidade inicialmente cresceu ao redor da Catedral e so depois foi se expandindo para outras direções. Informações: Matriz Santo Antônio, 100, Centro - (31) 3773-6465
Horário de Visitação:
Seg a Dom: 08:00 às 10:00 ou 13 às 19:00
Sáb: 08:00 às 10:00
Marcadores:
antônio.padroeiro,
cidade,
igreja,
santo,
setelagoas
Casarão - Centro Cultural
Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes - em sua passagem por Sete Lagoas, em 1780, residiu em Casa anexa ao casarão durante 3 anos. Esse prédio serviu de moradia à família Chassin-Drummond. Foi declarado de utilidade pública em 1983 e desapropriado em 1987. Recebeu o nome de Centro Cultural Nhô Quim Drummond, pelo decreto 1751, de 29 de maio de 1991 .
Construção do século XVIII, em estilo colonial, possui 30 cômodos distribuídos e 2 pavimentos. No passado, morada do Alferes Tiradentes. Hoje, o Casarão abriga o Departamento de Artesanato e Folclore da Prefeitura, a Biblioteca do Folclore (1ª do interior do Estado), com 800 títulos, galerias de Artes Plásticas, loja de artesanato e um centro para a realização de oficinas de arte.
Atrás do casarão, existe um anfiteatro com capacidade aproximada para 1.500 pessoas. Aqui se encontram registros do exuberante congado setelagoano, com suas mais de vinte guardas. Dentre essas, guardas fundadas há mais de 100 anos e outra que tem como chefe atual o descendente direto de Chico Rei. Neste Casarão, as tradições da música, dança e religiosidade mineira são mostradas com autenticidade e beleza.
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00 às 22:00 horas. Sábados e domingos de 10: às 16:00 horas. Entrada franca.
Praça Tiradentes, 257
domingo, 2 de maio de 2010
Museu Histórico de Sete Lagoas
Foi conhecida pelos primeiros moradores da terra como a Casa Grande, a Casa Velha, a Casa de Telhas e a Venda Grande. Destaca-se por seu estilo colonial Português. Foi construída depois que a Capela de Santo Antonio foi elevada a Matriz, posteriormente a 1.841 quando Sete lagoas ainda era um arraial.
Em agosto de 1958, foi preparada para abrigar o acervo histórico que nela se encontra e que muitas vezes não e encontrado em lugar algum da cidade.
Criado pela lei Municipal nº 684 de 23.08.1958, de autoria do Vereador Geraldo Rodrigues lima, inaugurada em 24.11.1970, sendo o prefeito Dr. Afrânio de Avelar Marques Ferreira.
Entre as obras presentes no Museu estão:
• Liteira ou Banc = usada pelos escravos carregarem os senhores.
• Mesa pé de Boi = toda confeccionada a mão
• Piano = tem mais de 150 anos, pertenceu a família Dumond.
• Mordaça = que era usada pelos escravos na boca impedindo de comer as colheitas.
• Máquina de datilografia = usada na segunda guerra mundial.
• Roupas de generais, usada na segunda guerra mundial.
• Fotos antigas de Sete Lagoas.
• Amostra de como foi feito o Museu.
• Radiola antiga.
• Cama do Prefeito Antônio de Avelar, antigo prefeito da cidade.
• Objetos de uma das primeiras clínicas dentárias de Sete Lagoas.
• Máquinas registradoras.
• Turbinas hidráulicas das primeiras fábricas de tecidos de Sete Lagoas.
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas, sendo que as visitas são acompanhadas por funcionários do museu.
A entrada é franca.
Praça Santo Antônio, 94 – telefone – 3923-5744.
Local:
Sete Lagoas - MG, Brasil
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Bem vindos!!!
Olá estamos em mais uma plataforma da web para divulgar e levar à você mais conhecimento e divulgar os pontos turísticos de Sete Lagoas, com isso também divulgar mais sobre o projeto Sete Lagoas infoco.
Sendo a idéia do Sete Lagoas infoco de criar um documento em audio visual para expor as riquezas patrimoniais e belezas naturais da cidade de Sete Lagoas MG.
Sejam bem vindos!!!
Sendo a idéia do Sete Lagoas infoco de criar um documento em audio visual para expor as riquezas patrimoniais e belezas naturais da cidade de Sete Lagoas MG.
Sejam bem vindos!!!
Marcadores:
belezas,
criar,
mg,
naturais,
plataforma,
web.setelagoas
Assinar:
Postagens (Atom)